12.02.2008

Estamos no IV Encontro dos Mestres do Mundo

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, no Sertão do Cariri/CE, acontece o IV Encontro Mestres do Mundo que reune cerca de 300 Mestres da Cultura do Som, do Corpo, da Oralidade, do Sagrado e das Mãos. O evento reunirá uma grande diversidade de mestres vindos de várias regiões do Brasil e de diversos países, como Peru, Colômbia, Venezuela que se apresentarão e trocarão experiências sobre seus saberes e fazeres além de apresentações artísticas.
Convidadas a participar, o grupo de rendeiras da ONG Nhanduti de Atibaia levará sua experiência e trabalho com a renda nhanduti ou tenerife. Técnica de fazer renda tradicional, a tecelagem é um patrimônio de nossa cultura que se encontra em vias de esquecimento e a proposta do grupo é colaborar para que isso não ocorra através do resgate da técnica de tecer construído a partir da prática.
Junto com o Encontro do Mestres acontece o III Seminário Nacional de Culturas Populares, uma demanda da sociedade civil interessada no debate e na construção de uma política pública de apoio a grupos e indivíduos que devido a riqueza de seus saberes tradicionais contribuem para a diversidade da cultura nacional.
O evento, face pública da crença na cultura tradicional e na valorização das manifestações das culturas populares brasileiras e da defesa do nosso Patrimônio Cultural, viabilizará a realização de oficinas para a troca entre as tradições, percepções e vivências dos vários participantes, suas reflexões em seus variados campos de atuação, além de apresentações voltadas ao público que se estima será de cerca de 80 mil pessoas.
Informações sobre a programação do Encontro e do Seminário consulte o sítio
www.mestresdomundo.art.br.
Visite nossa página principal clicando no link em vermelho na coluna da esquerda **NHANDUTIDEATIBAIA
**.

Nenhum comentário: